quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Faltam 18 dias

Faltam dúzia e meia de dias para voltar a Portugal!

Sempre que ouço a palavra dúzia penso em ovos.
Existe uma lei não escrita que diz que os ovos se compram aos múltiplos de seis (a não ser que se compre menos que a barreira psicológica da meia dúzia).

Deixando as divagações... Tenho a certeza que Portugal vai estar muito diferente quando lá chegar. Com isto não quero dizer que acho que Portugal tenha mudado. É tudo uma questão de referencial. Se considerarmos a origem do referencial em Portugal eu mudei, se (como será mais lógico) eu for a origem do referencial o que mudou foi Portugal.

A minha forma de encarar a vida mudou bastante com a minha vinda para Moçambique. Estou certo que mudaria fosse onde fosse, mas estou bem contente por ter sido aqui.
Aqui encontrei gente de todos os feitios (e cores...), fiz algumas belas amizades e conheci muita gente interessante. Se eu tivesse o poder (tipo he-man) todas as gentes teriam a amabilidade das gentes de Moçambique. Mesmo os turistas que conheci eram, em geral, turistas diferentes. Quase sempre com grandes histórias. Histórias para contar a algumas pessoas, pois há histórias que só quem passou por algo semelhante é que as vai perceber e sentir. E há histórias que só interessam contar a quem as pode sentir. Algumas só podem mesmo ser partilhadas com quem viveu o momento. São essas as melhores. Aquelas que se contam aos outros para se reviver o momento e não para que os outros saibam o que se passou (até porque normalmente já não é a primeira vez que ouvem).

Uma característica destes 8 meses e meio é que houve sempre gente a chegar e a partir. A chegada é fácil. A partida é menos. Na partida há sempre uma pequena tristeza, mas também uma grande alegria. Há sempre um pedaço de nós que parte, mas é (largamente) compensado com o pedaço de quem parte que fica connosco (que grande cliché, sim senhor. Mais cliché é díficil, só mesmo as fotos de Vilanculos).

Espero que os próximos 18 dias sejam como a maior parte dos outros, em grande!

PS: Espero que este post tenha mudado a tua vida, ou a minha, se o referencial fores tu...

7 comentários:

Anónimo disse...

O "Livro em Branco" que há tantos anos te ofereci está finalmente a ser escrito. E que bem escrito!
É bom escrever não é?
E é ainda melhor ler e sentir um pouco daquilo que tu sentes.
Cá te esperamos
Um grande beijo
Mader

Anónimo disse...

ola migo!
fiquei muito contente que te tenha calhado maputo na rifa..

de outro modo nunca iria aí..
e a minha vida não teria mudado.
e era tudo mais ou menos, como o costume...

por outro lado eu continuaria a reclamar montes cada vez que a comida demora..agora já só reclamo um cadinho..e tu sabes bem o que isso significa ;)

cá te espero, traz uma 2M para comemorarmos a chegada.
;)
besos, muitos.
CB

Anónimo disse...

http://musicovery.com

toma este link
musiquinha que não acaba
CB

gaudí disse...

Gajo!!Percebo-te perfeitamente!!Há histórias que só quando sao contadas a pessoas que viveram momentos de igual ou parecida intensidade é que surtem um efeito sentido de igual forma à do contador.. Na mesma linha de racioncínio há momentos que podem ser contados/descritos com muita enfatizacao mas que só vao surtir o arrepiozinho na pele que já assou por situacao semelhante.. Ou entao há macaquices que sao sempre boas de relembrar e partilhar mas que só determinados macacos/palhacos é que as vao perceber a sério.. é como, por exmeplo, comer uma francesinha no Porto bem regada com umas belas SBs e tentar que entendam o valor de uma vivência assim num país onde muitas vezes só se jantas umas saladas de ervas que normalmente sao comidas lá na minha terra pelas ovelhas.. ;)
Neste caso eu colocaria a referência mais ao menos ao meio, tipo, lá pró Sudao, e acho que toda a gente ficaria com um resultado muito positivo nas comparacoes ;) Gd abraco e aproveita bem os últimos dias nesse paraiso!!

Jorge Guerreiro disse...

Monção: é isso tudo;

Cláudia: e ainda bem que vieste!

Mader: Obrigado.

Anónimo disse...

em 4 ou 5 paragrafos conseguiste transmitir tudo, parabens
é isto mesmo... e mais um bocadinho que so quem cá está ou passa por cá sabe... =)

Carla Gomes

Pedro de Lima disse...

Amigo, como te percebo!!!
Grande abraço e sejas muito bem-vindo.