quarta-feira, 30 de maio de 2007

De Xipamanine a Matchedje

Este fim de semana fiquei no Maputo, mas nem por isso foi pior!

No Sábado de manhazinha depois de um pequeno almoço no Nautilus segui de chapa com a Leonor para o mercado de Xipamanine. Depois de uma bela viagem de chapa chegamos ao mercado. Xipamanine é surreal, uma feira onde se vende de tudo: artigos mercearia, de bruxaria, perucas de cabelo verdadeiro ou não... O que mais se vende é roupa. Chamam-lhe roupa da calamidade. É roupa em segunda mão doada por países mais ricos que depois é vendida ao preço da chuva. O mercado é um amontoado de tendas com chão em terra, corredores onde mal cabe uma pessoa, muita gente, barulho e muito, muito lixo. A Leonor comprou várias coisas, eu só comprei uma T-shirt. Deu também para a Leonor arranhar uma guitarra de um vendedor. Depois de estarmos fartos voltamos de novo de chapa para o nosso mundinho confortável. Durante a nossa viagem ao outro Maputo a única pessoa branca que vi foi a Leonor...

No domingo à tarde fui com o Antero dar a conhecer Maputo à Daniela (uma paulista que veio cá de visita e ficou hospedada em minha casa). Passámos pela baixa, praça 25 de Junho, antiga fortaleza, Caminhos de Ferro de Moçambique, praça da independência, centro franco-moçambicano, casa de ferro e por fim, jardim dos namorados para comer um gelado.

Depois disto fomos ao teatro. Foi de uma qualidade que me surpreendeu, com temas muito actuais, crítica à sociedade muito boa (apesar de não ter conseguido perceber tudo). Foi uma peça divertida e sarcástica que quase no fim virou drama e teve um momento muito triste e de revolta, tão intenso que me contagiou. Acabou tudo a dançar num final que não consegui perceber... Quem sabe um dia consiga. Em resumo, foi uma excelente peça, com bons actores e que me fez pensar. Pátria desabensonhada era o nome.

Para acabar o fim de semana fui comer meia dose de bife à escorpião que é bem mais do que duas doses em muitos restaurantes...

2 comentários:

13inary disse...

Aos poucos, lá vais ficando moçambicano. Até já andas de chapa!
É das coisas que mais tenho pena de não ter experimentado. Talvez quando aí voltar...
Quanto ao bife à escorpião, sei de quem ficava com fome se comesse só meia dose. ;)

Abraço

Unknown disse...

Os prazeres do Jardim dos Namorados consegui experimentar, bem como as emoções do chapa e a boa companhia da minha boneca, claro... Já Xipamanine e uma bela peça de teatro são dívidas que eu o Maputo temos um com o outro. Tomara que na próxima...

Beijinhos Jorge!